Ter a resposta para esta pergunta é o primeiro passo para você poder se comunicar melhor e vender mais.

Hoje quero te fazer uma pergunta bem simples:

Se eu comprar o teu produto hoje, o que ele mudará na minha vida?

Você tem essa resposta na ponta da língua? Não, não estou falando do que é o seu produto do aspecto físico, do detalhamento daquilo que você oferece mas, sim, do problema que ele resolverá na vida do seu consumidor e da sensação e sentimento que ele desperta nas pessoas que o utilizam.

Ter a resposta para esta pergunta é o primeiro passo para você poder se comunicar melhor e vender mais.

Eu gosto muito de trocar ideias com empreendedores e profissionais liberais a respeito das coisas que eu posto por aqui. E um dia desses eu estava falando com uma manicure sobre a importância dos aspectos intangíveis dos serviços que comercializamos. E ela fez um comentário a este respeito que faço questão de compartilhar e que, de certa forma, me confirmou as razões pelas quais eu sou sua cliente fiel há tantos anos. Ela disse: “Quando eu faço a mão de uma cliente e ela não fica feliz, percebo na hora e aquilo acaba com meu dia. Para mim, um trabalho bem feito é quando percebo que a se sente bem ao final da entrega”.

E em relação a isso esta prestadora de serviços está certíssima, porque ela sabe que o que vende não é só o serviço de manicure, mas, sim, o bem-estar que o cliente sente quando está com uma mão bem-feita, por exemplo. Portanto, ela tem ciência do que ela oferece e, quando a gente tem ciência disso é muito mais fácil de abordarmos um cliente e também muito mais fácil de fazermos uma comunicação bem-feita e adequada, uma vez que sabemos exatamente qual apelo a utilizar para promover nosso produto ou serviço.

O apelo de venda deve ir muito além dos dados técnicos do produto ou serviço que vendemos e muito além de qualquer tipo de detalhamento. E esta é uma questão simples que acredito que vale muito a qualquer empreendedor aplicar.

Portanto, na próxima vez que você for fazer qualquer material para promover seu produto – seja um post, um flyer ou mesmo um texto no status do seu WhatsApp, pare e pense antes em como o seu produto ou serviço muda a vida do seu cliente, e apresente este benefício na abordagem ao seu cliente e na sua peça de comunicação.