Duvidas? fale com a gente (41) 9 8737-1333

Marketing Digital é diferente de Marketing!

Deixa eu te contar uma coisa: marketing digital não é a mesma coisa que marketing! E, por mais simples e óbvio que isso seja, eu fiz questão de escrever um artigo a respeito desse tema, porque, cada vez mais, eu percebo como as pessoas confundem marketing digital com marketing.

Na verdade o marketing é um processo amplo, que envolve, desde o conhecimento do mercado onde uma empresa vai atuar, até o desenvolvimento do produto – entendendo qual a demanda que existe, o preço possível de ser praticado, onde distribuir, como será a embalagem – desenvolver ações para gerar a demanda a este produto, promovê-lo, administrar todo processo de compra, de recompra e por aí vai. Enfim, Marketing é um processo amplo para o qual você vai utilizar ferramentas das mais diversas. E marketing digital é uma delas.

Ou seja marketing digital é uma das possibilidades, mas não é a única.

Existem tantas outras ferramentas, como publicidade, assessoria de imprensa, marketing direto, marketing de influência, patrocínio, promoção e eventos e até mesmo o endomarketing, que muitas empresas esquecem de aplicar e que é tão necessário, para trabalharmos as marcas de dentro para fora da organização…

Então, se você tem um problema de comunicação, quer tornar sua marca mais conhecida ou vender mais seu produto ou seu serviço, você deve fazer um planejamento de marketing e de comunicação. E neste planejamento englobar outras ferramentas, além do marketing digital.

Como você vai saber qual ferramenta é mais importante, útil ou necessária para você e para seu objetivo de marketing? Pesquisando, conhecendo seu mercado, conhecendo seu público – qual a jornada que ele percorre desde o momento que ele cogita comprar um produto como o seu, até o momento que ele conhece as opções e decide qual opção comprar – , conhecendo seu concorrente – quem ele é, como se posiciona, aonde ele se promove… Ou seja, buscando as informações necessárias para te ajudar a desenhar a estratégia mais eficaz. Provavelmente, ao desenhar esta estratégia, você perceberá que o marketing digital será uma das ferramentas a serem utilizadas – talvez até seja a mais importante, já que o digital faz parte do nosso dia a dia, mas provavelmente não será a única ferramenta.

Tenho visto muitos profissionais liberais e empreendedores que fazem um belíssimo trabalho em redes sociais, mas que acabam não atingindo o objetivo que almejam por terem outras questões a serem ajustadas, além da exposição em ambiente digital. Estas questões podem ser relacionadas às interfaces de atendimento ao público, à experiência que ele proporciona no ponto de venda, ao posicionamento de sua marca, ao preço que pratica, ou a tantas outras questões, que um planejamento que envolvesse diversas ferramentas de marketing conseguiria elucidar e resolver.

Portanto, anote esta dica: marketing digital é uma importantíssima ferramenta de marketing, mas não é única. Pense nisso na próxima que vez que você desenhar a sua estratégia de marketing aí na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Social media
Subscribe to get 15% discount