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Marketing de Autoridade

Marketing de autoridade é uma abordagem composta por ações de relações públicas, palestras e compartilhamento de conteúdo, entre outras. São aquelas ações que você desenvolve para poder se tornar ou ser visto como uma autoridade dentro do assunto para o qual você trabalha e, com isso, se tornar mais conhecido e desejado para obter maior sucesso nas suas vendas.

Arquitetos produzindo conteúdo nas redes sociais sobre decoração para serem vistos como autoridades no ramo; Nutricionistas dando dicas para, da mesma forma, se tornarem conhecidos como os melhores profissionais e mais conhecedores do assunto; E por aí vai.

Quando você se expõe enquanto profissional, quando você se mostra e compartilha informações de forma que as pessoas possam olhar para você e te reconhecerem como uma pessoa que “entende muito de determinado assunto” fica muito mais confortável para estas pessoas que te veem comprarem de você quando chegar o momento oportuno e é por isso que o marketing de autoridade, quando bem executado, é uma excelente ferramenta de venda.

E isso tem se tornado cada vez mais necessário, visto que as relações de compra e venda hoje em dia começam muito antes daquele momento em que a pessoa vai decidir simplesmente entre comprar ou não. Estas relações começam ainda quando a pessoa começa a cogitar a respeito do assunto, a querer pesquisar sobre o tema, a buscar entender um pouco mais sobre o produto ou serviço que ela pretende futuramente comprar. E então, ao longo desta busca, se este seu consumidor deparar-se com você em algum local, canal ou rede, falando sobre o tema, obviamente ele perceberá que você é alguém que domina o assunto, que sabe o que faz e, por consequência, ele terá muito mais confiança em lhe contratar ou comprar de você.

Mas existem alguns erros que os profissionais que adotam este tipo de estratégia cometem e os quais vou listar aqui:

Erro número 1:  esperar que as oportunidades caiam no seu colo. Elas não vão cair.

As oportunidades não vão chegar até você automaticamente depois que você começar a compartilhar conteúdo, informação e depois que você se tornar uma autoridade no assunto. Não, não é assim. Mesmo que você se torne mais conhecido, que as pessoas percebam melhor quem você é, conheçam o seu potencial e as suas qualidades, mesmo assim é importante que você vá atrás de oportunidades, pra se mostrar, se oferecer para falar sobre o tema e sobre o assunto que você domina. Então, você precisa, sim, deixar um tempo da sua agenda para ir atrás, oferecer-se, oferecer o seu conteúdo para que as pessoas te conheçam. Não adianta simplesmente começar a produzir conteúdo, produzir palestras achando que os convites simplesmente cairão no seu colo, pois isso não vai acontecer. E mesmo quando você for alguém mais conhecido, um palestrante mais renomado, mesmo assim, sempre haverá fóruns mais importantes, mais relevantes, para os quais você, muitas vezes, vai ter que se aplicar para participar. Então, mesmo que você se torne mais conhecido, você também vai ter que continuar buscando por oportunidades de exposição maior e em lugares mais importantes.

Erro número 2: não criar conteúdo autêntico.

Se você e uma autoridade, você não é alguém que simplesmente repassa para frente as coisas ou fala para o seu cliente o que todo mundo fala. Você precisa mostrar a sua personalidade em tudo que você faz. Isso não quer dizer que você não vai comentar temas que está todo mundo falando ou você não vai falar de ferramentas que você gostaria de recomendar só porque tem outras pessoas recomendando. Você pode falar, sim, de temas que outras autoridades estão falando, mas, que fique claro que você precisa fazer isso com a sua personalidade, do seu jeito, dando algum detalhe que os outros não vão dar, mostrando uma percepção que talvez outros profissionais não tenham tido. Então quando você for dizer alguma coisa para o seu cliente, mostrando que você é uma autoridade no assunto, lembre-se de pensar antes: “Bem, o que que eu, enquanto profissional único que sou, pode falar a respeito deste tema, que outros não falarão?” E aí você coloca sua característica única naquilo que você está compartilhando.

Erro número 3: não promover a sua participação nos eventos em que você estará.

Vamos lá: você fez toda uma estratégia para produzir conteúdo e se mostrar como uma autoridade no assunto. E aí você chama atenção de alguém ou conquista uma oportunidade para participar de um evento on-line, um webinar, uma palestra, aí você, simplesmente, não ajuda o organizador do evento a divulgar aquela sua participação?!? Isso é um grande erro. Você precisa colaborar, primeiro, como um sinal de apoio a aquele que te convidou e, em segundo lugar, para que você também ajude para que aquele evento se torne mais conhecido. Então, se você vai participar de um webinar, de uma palestra, o que quer que seja, compartilhe o post, o anúncio, a arte de divulgação daquele evento. Comente, caso alguém interaja com aquele post que fala da sua participação, faça comentários, porque você vai ajudar a tornar aquele evento mais conhecido, e dar um apoio para o divulgador que te convidou e ajudará para que a sua própria participação tenha um sucesso ainda maior.

Estas são três dicas simples de erros que talvez você comete e nem percebe, mas que, se você concertar, certamente a sua estratégia de marketing de autoridade vai ter muito mais sucesso,

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